###BTP_START##BTP_END###

LIGHTS, CAMERA, ACTION

LIGHTS, CAMERA, ACTION

Já começaram as “filmagens” no IF.
Todos os alunos, do Ifinho ao Proficiency, vão ter de interpretar diálogos em inglês à frente das luzes, do pano verde, da câmara.
Depois da criação do texto e do ensaio vem a actuação. Com alguns nervos à mistura, porque tudo é levado muito a sério.
Neste projecto “perde-se” em média uma aula. Mas ganha-se tanto: auto confiança, uso prático da língua em situação de stress, motivação. E sobretudo a satisfação de cada aluno ao ver no final o resultado do seu próprio esforço.
Tentamos valorizar o que de positivo que cada grupo faz. Ajudando, encaminhando, exigindo. A maior prova dessa valorização é o modo como tratamos o resultado desse esforço.
Pegamos em vários “takes” e, com a ajuda e dedicação de um técnico de multimédia, passamos horas (dias ou mesmo semanas, pois estamos a falar de muitas dezenas de filmagem!) a fazer montagens, a colocar fundos, a acrescentar pequenos efeitos especiais.
Pode-se perguntar: para quê tanto trabalho, se afinal tudo será apenas publicado no espaço restrito da Plataforma? A resposta é: para benefício dos nossos alunos. Talvez não seja por acaso que os alunos do IF cedo perdem o “medo de falar”.
Eventualmente, alguns pais irão espreitar as filmagens na Plataforma e valorizar o trabalho dos seus filhos. Mas são os alunos os principais espectadores da sua própria actuação. E basta-nos isso: que cada aluno verifique que afinal fez algo com valor.
Talvez sejam essas “pequenas” coisas que nos fazem acreditar que o IF é uma escola diferente…

Quem quiser aprofundar um pouco mais este tema das filmagens no IF (o que fazemos, como fazemos, porque o fazemos) pode clicar neste link: http://www.inglesfuncional.com/filming-projects-filmagens-…/

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com